Por norma, num crédito habitação, o imóvel é dado como garantia para o banco atribuir o financiamento. Porém, no crédito habitação para construção, não havendo imóvel para funcionar como garantia, esta é atribuída através do terreno onde se vai construir a moradia e de tudo o que aí seja construído.
A taxa de juro no crédito para construção costuma ser mais baixa quando comparada com um financiamento para aquisição de habitação. No entanto, o melhor mesmo é pedir várias propostas e averiguar ver que bancos oferecem o menor spread.
Há que ter em atenção também que o crédito para construção é sempre libertado em parcelas. Ou seja, ao contrário de um crédito habitação normal, em que o valor é concedido de uma só vez, este é dado em parcelas, sendo que a na primeira fase o montante disponibilizado é o suficiente para dar início à obra.
Montante:
Primeira casa: Até 85% do valor de avaliação, não excedendo 90% do valor do terreno acrescido do custo da construção.
Segunda casa: Até 80% do valor de avaliação ou do valor do terreno acrescido do custo da construção, ou o menor dos dois.
Período inicial de carência (durante a construção):
Até 2 anos, período durante o qual só paga o correspondente aos juros. Durante esse tempo, o valor é libertado à medida que a construção avança.
Taxa de Juro
Revista semestralmente (Euribor a 6 meses) + spread(3).
Pode optar por um regime de taxa fixa a 5 ou 10 anos.
Prazo do empréstimo
Até 40 anos, com limite de 75 anos de idade dos titulares no final do prazo.
Necessita de esclarecer alguma dúvida? Pretende obter uma proposta sem qualquer compromisso?
Fale connosco ou saiba +